Como aliviar cólicas no bebê

Shantala acalma e alivia cólica no bebê
Choros incontroláveis, barriga dura e gases. Estes são os sintomas mais comuns de cólica no bebê, que podem aparecer depois de uma semana de vida e durar até três ou quatro meses. Uma técnica que tem sido bastante usada para amenizar estas dores, além de gerar diversos benefícios para a saúde da criança, é a shantala para bebê, massagem ayurvédica originária da Índia.

Além de estimular o sistema gastrointestinal, a shantala no bebê regulariza o sono, equilibra o desenvolvimento psicomotor, auxiliando na coordenação motora, acalma e elimina as tensões. A técnica também auxilia no sistema cardiovascular, aumenta a resistência imunológica, favorece o ganho de peso e o crescimento do bebê. A massagem ainda promove a integração entre os pais e os filhos, aumentando o vínculo familiar.

A shantala pode ser realizada a partir do primeiro mês de vida da criança, ao menos uma vez ao dia, com três a dez repetições de cada movimento. Existem cursos que ensinam as mães a realizar a massagem de forma ideal. Vamos dar algumas dicas para que você possa fazer algumas ações em casa, sempre considerando os limites para a execução de cada ação e a saúde do bebê:


Com o bebê deitado de costas e totalmente despido, passe a mão sobre o rosto. Comece pelas sobrancelhas e termine fazendo movimentos ao redor da boca.

Cruze as mãos sobre o peito, deslizando-as, movimento que vai do quadril até o ombro oposto. Troque as mãos para iniciar do outro lado do quadril.

Deslize as mãos que vai do ombro até a mãozinha do bebê, sempre as alternando, depois vá rosqueando o bracinho e, por fim, massageie as mãos. O mesmo movimento dos braços se realiza nas pernas.

Realize movimentos circulares no ventre do bebê, em sentido horário.

Vire o bebê com a barriga apoiada em suas pernas e faça o movimento de frente e trás, percorrendo toda a parte das costas.

Deslize a mão aberta, desça da nuca, passando pelas nádegas e finalizando nos pés.

Cruze os braços e solte.

Cruze as pernas sobre o abdômen, solte e leve os joelhos em direção à barriga.

Para finalizar a shantala no bebê, sugere-se um delicioso banho, com imersão vertical. A água deve estar entre 37 ou 38 graus e cobrir todo o corpo no balde, deixando apenas a cabeça de fora da água. Os sons do ambiente também devem ser controlados, para ajudar no relaxamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário