Como correr em cima da água

Correr (literalmente) sobre a água
Sim é possível, conheça aqui algumas técnicas

Conheça as técnicas de correr sobre a água no video a seguir:

Literalmente será preciso:
Ser leve;
Ser rápido;

Usar um tênis waterproof;
Usar roupa leve, se possível;

Local:
Deve escolher um local de entrada que fique no mesmo plano de água, e sem barreiras que impeçam a sua impulsão, corrida e entrada na água.
(piscinas estão descartadas pois são demasiadas perigosas para isto)

Como fazer:
Entrar na água com uma corrida em ângulo, mantendo a velocidade e dando tapas com os pés  na água mantendo também os joelhos altos a cada passo, tente ao dar os passos dar de chapa com os mesmos a fim de criar mais superfície em contacto com a mesma.

E se por acaso depois de algumas tentativas usando estas técnicas ou até aprimorando-as você conseguir, partilhe sua experiência com seus amigos e se não conseguiu ao menos divirta-se.

Mas como isto acontece?
Conheça o lagarto que corre sobre a água

O basilisco (Basiliscus basiliscus) é uma espécie de lagarto da família Corytophanidae encontrado próximo a rios e lagos nas selvas das Américas central e do sul.
Sua característica mais famosa é a habilidade (compartilhada com os outros lagartos do gênero Basiliscus) de correr sobre a água sem afundar. Habilidade que lhe rendeu o apelido em inglês de Jesus Christ lizard (lagarto Jesus Cristo). Essa habilidade incrível ocorre devido à anatomia das patas traseiras do lagarto, com seus dedos bem alongados e unidos uns aos outros por membranas de pele, para distribuir melhor o peso do animal. Quanto menor (e mais leve) o indivíduo, maior a distância percorrida sem afundar. Para um ser humano possuir essa mesma habilidade, precisaria correr a 60 km/h, segundo o professor de física da USP Cláudio Furukawa.

Anatomia dos pés
Basilisks têm grandes patas traseiras com franjas descamativas nas laterais dos terceiro, quarto e quinto dedos. Estas são comprimidas contra os dedos do pé quando este lagarto anda sobre a terra; mas se ele sente o perigo, ele pode saltar para a água, abrindo estas franjas contra a superfície da água. Isto aumenta a área de superfície do pé, permitindo assim que ele corra em água por curtas distâncias.

Isto ocorre em três passos
Primeiro é o tapa, o movimento descendente do pé que empurra a água para fora e para longe da perna. Isso também cria bolsões de ar em torno do pé. O próximo é o golpe, o movimento para trás do pé, que o impulsiona para a frente. Em seguida é a recuperação, quando o pé vem para cima e para fora da água e se prepara para fazer o tapa novamente.


Veja neste video como isto ocorre:

Basilisks menores podem correr cerca de 10 a 20 metros sem se afundar. Os juvenis geralmente podem correr mais do que basilisks mais velhos, mantendo mais o seu corpo acima da superfície.

Veja abaixo mais uma façanha sobre correr sobre a àgua e sem truques:
http://www.revistastatus.com.br/2012/04/05/parece-milagre/

Sem comentários:

Enviar um comentário